Saiba porque a tecnologia é importante para valorizar o patrimônio

Já parou para pensar em como o síndico morador pode mensurar os seus resultados na administração de um condomínio? Existem várias formas rotineiras de fazer isso, como avaliando as finanças ou observando a valorização do patrimônio que é esse condomínio.

Atualmente, o síndico pode usar várias formas e estratégias para chegar nesse patamar: de gerir um lugar que ele ajudou a ser mais valorizado. Ou seja, a valer mais. E abaixo a gente trouxe algumas dessas dicas, que incluem o uso da tecnologia, nessa valorização.

A manutenção como base para a valorização

Entre os pontos mais importantes para valorizar um patrimônio, a gente tem a manutenção. Afinal, seja um futuro comprador, investidor ou morador, o que ninguém quer é estar em um lugar que não tem boas condições estruturais, físicas e visuais.

E o que a tecnologia tem a ver com isso? Ela pode permitir que se crie um cronograma de manutenção preventiva ou que se faça o registro das que são corretivas, por exemplo. Esse tipo de software ajuda na hora de orçar, anotar, avaliar e tomar decisões.

Quem é um síndico morador, sabe que o tempo é muito precioso porque é preciso conciliar o trabalho de síndico com a vida pessoal. Agora, imagine ficar usando um monte de papéis ou planilhas para poder tomar uma atitude inteligente… A tecnologia é facilitadora nessa hora.

A Éleme tem essa tecnologia e, inclusive, conta com câmeras em tempo real para monitorar os serviços prestados. Saiba mais sobre a empresa aqui.

A revitalização periódica dos espaços comuns

No dicionário, a revitalização nada mais é do que uma reforma estratégica de áreas que fazem parte de um patrimônio. Ao passo que não existem regras quanto às técnicas usadas ou o que será feito, desde que se mantenha o conceito de promover a dinâmica local.

Parece difícil, mas não é. Quando a gente considera um condomínio é possível levar em conta que é possível modernizar as fachadas, as áreas comuns, as áreas de serviços e muitas outras. Para fazer isso, o síndico morador deve se atentar às necessidades locais.

Exemplo: na hora de investir, é melhor uma TV Smart para a sala de reuniões ao invés da TV de cubo, não acha? Mas, esse é só um exemplo. O fato é que a Éleme também ajuda nisso porque mantém o histórico das manutenções, sempre visando o uso de itens e acessórios modernos.

A criação de projetos sustentáveis na valorização

Esqueça o seu papel de síndico. Agora, tente se lembrar de um condomínio que você sabe que tenha esse tipo de projeto verde no seu dia a dia. Qual é a sua impressão sobre ele? Obviamente, é o de valorização. Afinal, a sustentabilidade é trend no mundo todo.

Isso quer dizer que ao trazer essas ideias e conceitos para o seu patrimônio, existe uma grande chance dele se valorizar ainda mais. E a tecnologia ajuda no sentido de que pode identificar as melhores alternativas para o seu tipo de condomínio, levando em conta até as finanças.

Quer um exemplo rápido? As placas de energia solar, que ao longo do tempo se tornam totalmente viáveis para o caixa do condomínio. E tem outras ideias, como: a gestão de resíduos sólidos, os geradores de gás, os parquinhos reciclados, as hortas orgânicas, etc.

O incentivo às condições de acessibilidade

Mais do que ser trend, a questão da acessibilidade é uma necessidade. Na cidade de São Paulo, são mais de 3 milhões de pessoas que precisam dessa atitude dos síndicos, assim como dos governos e das pessoas. No caso do síndico, o papel se torna imprescindível em condomínios.

E a verdade é que não é raro encontrar patrimônios que precisam desse tipo de “revitalização” ou “modernização” no ambiente comum para esse público. O processo todo envolve análises técnicas, a manutenção, as obras e um planejamento.

Hoje em dia, existem instrumentos tecnológicos que podem auxiliar na tomada de decisão sobre as melhores rampas de acesso ou os melhores lugares para se instalar elevadores e assim por diante. É uma forma inteligente de proporcionar a garantia de cidadania.

A segurança do patrimônio o torna mais valorizado

Em alguma parte do conteúdo, você já sabia que a gente traria esse tema da segurança, correto? Todo mundo sabe, inclusive os moradores, que a segurança é um tipo de investimento que sempre entra como prioridade.

Atualmente, a tecnologia tem sido usada de várias formas para isso. Das câmeras de segurança em tempo real até mesmo as portarias eletrônicas com digitais. O fato é que independente da escolha, o fato é que não se pode abrir mão desse detalhe.

E sim, o imóvel se torna mais valorizado quando está em um lugar seguro. Isso soma no valor agregado dele e também na experiência de moradia de cada indivíduo. Hoje em dia, essa é uma das melhores provas que a tecnologia influencia na valorização do patrimônio.

A gestão financeira do condomínio

Esse tópico pode trazer dúvida porque nem todo mundo consegue ver como as finanças impactam na valorização do imóvel. Só que não é difícil entender isso, se a gente considerar que é preciso ter dinheiro no caixa para pagar consertos urgentes ou evitar multas.

Todo síndico deve saber diferenciar o dinheiro que gira no condomínio do fundo de reserva, além de considerar o percentual de inadimplentes também. Inclusive, já falamos no nosso blog que uma das responsabilidades do síndico é a de fazer pagamentos de contas.

A tecnologia é muito importante nessa hora também. Ou será que você ainda pensa em fazer aqueles tipos de carnês ou comprovantes de pagamento em papel? Isso já não vale mais a pena porque é mais caro e com mais chances de dar errado. A tecnologia salva, nessa hora.

Quais os melhores softwares de tecnologia para valorizar os condomínios?

Para quem chegou até o final dessa leitura, uma dúvida pode ter surgido: quais são os melhores aplicativos, ferramentas, instrumentos ou softwares que podem ser usados nos dias atuais para que o síndico consiga valorizar o patrimônio que ele administra?

A gente também pensou nisso. Só que para não deixar a leitura extensa, vamos dar a resposta em um próximo conteúdo. Então, não deixe de nos acompanhar.

Compartilhe:

Preencha os campos abaixo!

Pular para o conteúdo