Todos os moradores, sejam proprietários ou inquilinos, em algum momento vão enfrentar problemas no condomínio. Afinal, os espaços sofrem, naturalmente, com a ação do tempo e o uso frequente desses espaços. O que muda é como o síndico vai lidar com aquilo.
A manutenção preventiva predial é uma das escolhas mais assertivas para esse gestor do condomínio. E isso não quer dizer que ele vai conseguir prever as possíveis falhas sempre (apesar de que as vezes isso é totalmente possível).
Mas, o fato é que com esse tipo de estratégia, o síndico poderá trazer muitos benefícios para os moradores, para o condomínio e para a própria gestão. E estamos falando de benefícios que vão desde a redução de custos até mesmo a valorização do patrimônio.
As vantagens da manutenção preventiva predial
Então, sem ficarmos presos ao que pode acontecer nos condomínios em termos de falhas, problemas e dores de cabeça, vamos falar um pouco mais de como tudo isso pode ser solucionado: com a manutenção preventiva predial.
Aliás, se você ainda não sabe muito bem o que é isso, a gente te convida a ler outro conteúdo antes de continuar. Nele, explicamos: o que é manutenção preventiva predial, os tipos de manutenção preventiva predial e por que optar pela manutenção preventiva em condomínios.
O texto está disponível aqui: “Síndico – saiba tudo sobre a manutenção preventiva em condomínios”.
Já a partir do próximo tópico, a gente vai trazer as vantagens dessa manutenção. Inclusive, esses numerosos benefícios podem representar a confiança dos condôminos a partir da boa gestão do síndico, o que indica até mesmo uma possível reeleição, se for do interesse dele.
1 – O planejamento dos custos com a manutenção
A primeira vantagem de se fazer essa manutenção vem da possibilidade de se criar um planejamento. Mas, por que esse plano de manutenção preventiva predial pode ser positivo para o síndico e os condôminos?
A resposta é simples: porque vai de encontro com a rotina dessa empresa, que é um condomínio. Ou seja, se for uma manutenção no elevador ou nas escadarias, por exemplo, dá para optar por horários com menores fluxos de pessoas.
Só que não se trata apenas de agendar um horário para o serviço. Na verdade, esse planejamento também permite um viés de cunho financeiro. Assim, dá para evitar o endividamento ou ter que aumentar as taxas dos moradores. O que agrada a todos.
2 – A redução dos custos com a manutenção
Depois, é inegável notar que esse plano também nos permite visualizar a redução de custos com esses serviços de manutenção. Aliás, quase sempre esse é visto como o maior benefício da manutenção preventiva em prédios e outros empreendimentos desse porte.
A conta aqui é muito simples: se a manutenção preventiva está em dia, consequentemente, os problemas e as falhas possuem menores chances de acontecerem. Especialmente, aquelas que tem a ver com o sistema construtivo, como rachaduras, por exemplo.
Ainda não pegou a ideia? Ao se descobrir uma pequena falha com a manutenção preventiva, a gente consegue evitar que um grande problema aconteça. Por que se isso acontecesse, aí seria necessário a manutenção corretiva, que é urgente e muito mais “pesada” no orçamento.
3 – A redução de desperdícios no condomínio
A ideia deste tópico fica bem próxima da redução de custos que mencionamos acima. No entanto, ela tem um viés um pouco diferente. O que queremos que você entenda é que essa manutenção que é planejada também traz vantagens operacionais para o condomínio.
Vamos usar um exemplo para facilitar o entendimento. Imagine que a manutenção preventiva da rede hidráulica não seja feita, o que é bem comum de acontecer e bem ruim, também. Então, quais as probabilidades? De que ela gere falhas ou problemas cada vez maiores.
O resultado é uma manutenção corretiva urgente, que é mais cara, como falamos acima. Mas, além disso, também tem outro problema: o provável desperdício da água. E isso é um custo operacional porque a conta de água vai vir mais cara no mês que vem. Entende?
4 – A redução dos riscos aos condôminos
Além de reduzir custos e desperdícios, também é notável a vantagem da redução de riscos. O motivo também é fácil de ser explicado e entendido. Essa manutenção pode programar vistorias, testes, verificações e avaliações em vários sistemas ou equipamentos.
Assim, é possível testar o sistema de combate a incêndio, as instalações hidráulicas, as que são elétricas, os elevadores e todos os outros itens que estão no check list do condomínio. O resultado é a minimização dos possíveis riscos de acidentes.
Então, além de termos a prevenção de danos e custos altos, também temos que notar que há um benefício totalmente ligado à saúde e à vida de quem está naquele ambiente, como os moradores, os visitantes, os prestadores de serviços e todos os outros.
5 – A maior segurança aos condôminos
De maneira consequente, quando se reduz os riscos de acidentes, se aumenta a segurança dos condôminos e outras pessoas, concorda? Por mais esse motivo, o plano de manutenção preventiva predial tem que fazer parte do trabalho do síndico.
E nessa expressão de “segurança”, a gente pode levar em conta vários fatores. Por exemplo, a segurança financeira. Afinal, quando se tem esse cuidado com a estrutura e os equipamentos, os imprevistos ou inconvenientes tendem a ser muito menores.
Logo, os recursos poupados pelos moradores no caixa do condomínio podem ser usados para outros fins. E tem a segurança do bem-estar físico e mental das pessoas que vivem ali. Ver um prédio bem cuidado e com uma fachada bonita, nos sugere uma sensação positiva, não acha?
6 – A valorização do imóvel e do condomínio
Esse também é um dos benefícios da manutenção preventiva predial que mais chama a atenção dos síndicos, pensando no bolso dos proprietários. E aqui vem o complemento do que acabamos de falar no tópico acima: o cuidado com o empreendimento.
Ainda que ninguém tenha em mente a ideia de vender o seu imóvel, ter um apartamento, uma casa ou um escritório valorizado é uma ótima ideia. Para os especialistas, como consultores imobiliários, isso é visto como “diminuição do colapso e deterioração precoce do edifício”.
Então, o resultado é um diferencial competitivo no mercado imobiliário. O que também pode fazer jus a ideia de muita gente de comprar um imóvel como forma de investimento. As deteriorações, sinais de sujeira ou falta de manutenção custam caro nesse sentido.
7 – O cumprimento da lei do síndico
O último tópico é sobre o cumprimento da lei ou a obrigação legal do síndico. Assim, além de tudo o que vimos acima, entre valorização do patrimônio e redução de custos, a manutenção preventiva também tem esse lado embasado na lei.
Para quem gosta de saber mais, estamos falando da descrição do artigo 1.348, que é do Código Civil. Ele diz que os síndicos possuem a obrigação de criar um orçamento anual para conservar e guardar as partes comuns do condomínio.
E para o futuro, novas leis podem nascer. Um bom exemplo vem do Projeto de Lei 6.014/2013, que diz que a realização periódica de inspeções em edificações deve ser feita a partir de um Lite (Laudo de Inspeção Técnica de Edificação). O PL tramita na Câmara dos Deputados.
Curiosidade: como alcançar maior eficiência na gestão de condomínios
A ideia desse conteúdo era mesmo falar sobre as vantagens de se aplicar a manutenção preventiva predial – porque muito síndico acha que essa ação pode custar caro, só que é exatamente o contrário.
No entanto, antes de terminar, a gente vai deixar aqui uma próxima ideia para você que está ocupando esse cargo de gestão de condomínios: VUP. Sabe o que é isso? VUP tem a ver com a vida útil projetada e uma maneira de alcançar essa eficiência na gestão.
Isso porque ao se ter um orçamento anual que leve em conta as manutenções preventivas, a administração condominial passa a funcionar através de uma rotina eficiente, no qual todos podem usufruir das vantagens, como moradores, proprietários, visitantes, etc.
E aí, já tem um plano de manutenção preventiva predial e um orçamento anual para conquistar os benefícios citados acima? Nos acompanhe no blog porque em breve traremos mais dados e estratégias para uma gestão cada vez mais eficiente dos seus condomínios.
O que é a Éleme
A Éleme é uma plataforma de manutenção preventiva predial. Na prática, uma solução que organiza a gestão da manutenção e de outras atividades de rotina dos condomínios, trazendo as vantagens preventivas que mencionamos acima. Para saber mais, acesse.