Por que a Manutenção Predial é tão complexa?

Uma Síndica ou um Síndico, sabem lidar com muitas adversidades em suas gestões. Se você já conviveu com a gestão de um condomínio lembrará de quão amplo deve ser o conhecimento do Síndico sobre diversas áreas!

Uma vez que sob a gerencia deste Gestor estão: Moradores, Proprietários, Funcionários, Engenheiros, Advogados, Empresas terceirizadas, Fornecedores, Conselheiros, Administradoras e Contabilidades.

E isso representa assuntos de temas variados, como: Financeiro com balancetes detalhados e atenção/tensão com a inadimplência, Gestão de Pessoas com muitos humanos envolvidos em todos os processos, conhecimento jurídico para embasar suas decisões, conhecimento sobre contratos e prestadores de serviços, mediar situações de conflito entre moradores, optar diariamente por pautas e prioridades, conduzir Assembleias que geralmente são tensas, resolver problemas com inovação estando atualizado sobre o mercado e conduzindo o assunto para aprovações. Entre muitos outros que podíamos citar aqui!

Até aqui, não falamos ainda sobre a Preservação do PERFEITO estado de uso e conservação da Edificação.

Este assunto que tantas vezes é tratado como algo simples, ou ainda, que nem é tratado em grande parte dos condomínios no Brasil.

Manutenção Predial não é uma questão de opção, é uma Prioridade. Nenhum outro assunto que envolve a Gestão Condominial pode interferir na criação e condução do Plano de Manutenção Preventiva e Corretivas programadas. Assim como total controle na Gestão dos gastos e provisões necessárias para o cumprimento do Plano de Manutenção, Operação e Uso da edificação, conforme as Normas da ABNT NBR 5674 e NBR 14037.

Respondendo a pergunta do título deste Post “Por que a Manutenção Predial é tão complexa?”

Cada Edificação é projetada e construida com uma imensa quantidade de particularidades. Cada Engenheiro, cada Arquiteto, cada Incorporadora e cada região geográfica interfere na entrega dos empreendimentos. Este é o modelo de entrega do produto final da Engenharia Civil.

Estas particularidades resultam em um grande número de Sistemas Construtivos, Elementos e Sub elementos (Equipamentos, Modelos, Tipos, Fornecedores), que dificultam o avanço de um padrão de Planos de Manutenções Exequíveis em nível nacional. Mesmo que os condomínios tentem executar o que está nos manuais de uso entregue no início do empreendimento, é humanamente impossível controlar todas as atividades que todos os Sistemas Construtivos necessitam de manutenção preventiva, devido a variação de Periodicidade e por falta de informações claras.

Esta complexidade torna um problema que afeta quase 100% dos condomínios. Gerando gastos frequentes com correções pontuais, enquanto diversos outros problemas vão se agravando aos poucos, até gerar um alto gasto para corrigir problemas que podem muitas vezes não terem solução no longo prazo. Isto é epidêmico, está em todas as edificações.

Queremos um Brasil e um Mundo que preserve Perfeitamente seus patrimônios edificados. Que o tempo transforme a edificação em símbolo de épocas e vidas que por ali passaram. E nunca mais teremos edifícios mal cuidados para as próximas Gerações que irão viver onde estamos vivendo hoje!

Pular para o conteúdo