O síndico é o profissional responsável por fazer a gestão condominial, conforme está descrito no Código Civil. No entanto, em meio a tantas atividades e compromissos, muitos não conseguem cumprir esse objetivo final.
Hoje, você vai ver como a tecnologia em condomínios pode ser uma aliada na hora de executar cada uma das tarefas. Com as vantagens, será possível notar que o uso dessas ferramentas facilita o dia a dia operacional, assim como auxilia na melhor tomada de decisão.
A tecnologia na administração de condomínios
O maior erro dos síndicos é achar que os métodos convencionais são os melhores. Na verdade, por mais que a tecnologia passe por transformações e atualizações, ela é quem garante os melhores resultados na gestão de um condomínio hoje em dia.
E nós podemos provar através dos benefícios que você vai ler abaixo. Para este tópico, o que importa é entender que não existe mais outro modo de sobrevivência para um síndico que quer fazer um bom trabalho, se não o uso diário das ferramentas tecnológicas.
Se antes era apenas uma opção, hoje é uma realidade para otimizar os processos, aumentar a produtividade e transformar essa empresa de casas, de apartamentos ou escritórios. Para quem acha que a tecnologia para condomínios é apenas sobre câmeras de segurança, não!
Conheça todas as outras vantagens que ela traz para síndicos e condôminos.
Os benefícios da tecnologia em condomínios
A gente não precisa ir muito longe para ver a tecnologia em condomínios. Antes mesmo de citarmos os benefícios, olhe para o seu celular. O que tem lá? O grupo do condomínio no WhatsApp, certo? Esse é um exemplo prático, simples e real.
E quando se tem um controle para evitar envio de mensagens polêmicas ou que geram discussões improdutivas, esse grupo deve ser uma forma barata de enviar informações diretas para os moradores, por exemplo. Bem, vamos ao que interessa!
1 – As facilidades operacionais
A gente vai começar pelo que é mais simples e visível: as facilidades da tecnologia para o dia a dia de todos que moram ou trabalham no condomínio. Ter uma portaria eletrônica, que faz o registro automático da entrada e saída de moradores, é um dos exemplos.
Ou você acha que é mais fácil fazer esse tipo de anotação em uma folha de papel? Seja com a leitura biométrica/digital ou com cartões magnéticos, o fato é que esse tipo de portaria facilitou demais a vida dos moradores e visitantes. O mesmo vale para as tags de carros.
2 – A segurança patrimonial
A segunda vantagem que todo mundo lembra quando surge o assunto das tecnologias é sobre a segurança do patrimônio e também das pessoas. Isso porque as câmeras de segurança permitem isso, com o monitoramento online, em tempo real e 24 horas por dia.
Existem soluções que integram portões e sensores, aumentando a proteção e reduzindo o custo a partir de possíveis despesas operacionais. Os aplicativos são instalados nas telas das portarias e nos celulares das pessoas. E cada serviço tem um diferencial no mercado.
3 – A gestão do tempo
Neste terceiro tópico, a gente pode mencionar muitos pontos positivos da tecnologia pensando nas atividades administrativas do gestor, isto é, do síndico. A computação na nuvem, por exemplo, passou a permitir a segurança dos dados salvos na internet.
Leia também: 7 dicas para otimizar o trabalho do síndico
Além disso, começou a substituir o uso de planilhas e papéis, o que era mais caro e mais demorado. Isso tudo chega até a rotina operacional, que passa a acontecer de modo mais dinâmico. Outro resultado é a gestão do tempo, já que tudo acontece mais rápido.
4 – A gestão do trabalho
Em um determinado dia da semana, o condomínio pode receber muitos prestadores de serviços. Além disso, o síndico tem que fazer novos orçamentos para as obras. E isso exige uma consulta no histórico do que está em garantia. E tudo para prestar contas aos moradores.
Entre jardineiros, técnicos, atendentes, zeladores e tantos outros profissionais, como é que o síndico organiza essa rotina de trabalho? Sim, é isso mesmo que está pensando: de fato, existe uma tecnologia que auxilia na rotina das manutenções prediais e facilita a vida do síndico.
5 – A tomada de decisão
Quando se fala em tomada de decisão, a ideia pode soar estranha para os síndicos mais inexperientes. Afinal, nos traz a ideia de empresas. Só que no fim das contas, é isso mesmo que acontece na gestão de um condomínio, onde o síndico tem múltiplas funções.
Logo, a escolha de um fornecedor, de um produto, de um serviço, de uma rotina… Tudo é uma tomada de decisão que ele tem que ter diariamente. E a tecnologia, como vimos nos tópicos acima, permite uma melhor base para que essas atitudes e ações sejam mais eficientes.
Outros benefícios da tecnologia em condomínios
A ideia foi citar 5 vantagens que vão do senso comum das pessoas até mesmo aquelas que são focadas na gestão do condomínio. Porém, a gente poderia ficar aqui por linhas e linhas escrevendo sobre outros pontos positivos do uso das tecnologias nesses espaços.
Esse conjunto de benefícios nos leva a um termo, o da “automatização da gestão condominial”. Assim, novos resultados diretos poderiam ser lembrados, como a autonomia dos moradores, menos burocratização e a melhor organização interna dos processos.
Aliás, isso tudo porque nem tocamos no assunto financeiro. Como consequência da boa administração, o síndico vai conseguir colher ótimos resultados para a contabilidade do seu condomínio. Além de tornar tudo mais transparente, com informações reais e verdadeiras.
Para ler mais sobre a administração do síndico em condomínios
No nosso blog temos materiais disponibilizados semanalmente com informações e tendências do mercado. Inclusive, como essas dicas sobre o uso da tecnologia na gestão condominial. Para quem quiser se manter informado, uma boa ideia é favoritar o nosso blog.